22 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, novembro 10, 2025
InícioOs 7 Túneis do Mundo que Transformam Mobilidade e Economia

Os 7 Túneis do Mundo que Transformam Mobilidade e Economia

Date:

Related stories

Novas regras de moderação de conteúdo no YouTube sobre Covid-19

Moderação de conteúdo é crucial: YouTube reintegra contas banidas por desinformação sobre Covid-19 e eleições de 2020.

Tomadas inteligentes Wi-Fi: Automatize sua casa com economia!

Tomadas inteligentes Wi-Fi permitem agendar eletrônicos, monitorar consumo de energia e automatizar sua casa com economia.

Desaceleração da Economia do Reino Unido: Análise do 2º Trimestre

Economia do Reino Unido desacelerou menos do que o esperado no 2º trimestre. Descubra os detalhes e implicações dessa análise.

Megaoperação Rio de Janeiro: O que sabemos e as dúvidas restantes

Megaoperação Rio de Janeiro levanta questionamentos sobre os complexos da Penha e do Alemão; entenda o que ocorreu.

Volta ao escritório: Microsoft ignora home office e exige presença

Volta ao escritório: Microsoft exige presença três vezes por semana, acreditando que isso melhora o bem-estar dos funcionários.

Quando pensamos em grandes obras de engenharia, os túneis do mundo se destacam como verdadeiros marcos da inovação e da capacidade humana de superar desafios. Eles não apenas conectam regiões, mas também transformam a mobilidade e a economia de países inteiros. Neste artigo, vou explorar os sete maiores túneis do mundo, destacando suas características, localizações e a importância que têm para as comunidades que servem.

1. Túnel de Lærdal – Noruega

O Túnel de Lærdal é o mais longo túnel rodoviário do mundo, com impressionantes 24,51 km de extensão. Localizado em Vestland, Noruega, ele conecta as cidades de Lærdal e Aurland pela rodovia E16. Sua construção, que ocorreu entre 1995 e 2000, foi uma resposta à necessidade de melhorar a mobilidade na região, que frequentemente enfrentava isolamento devido a condições climáticas adversas.

O túnel não possui cobrança de pedágio e recebe, em média, 2.050 veículos por dia. Com 9 metros de largura e uma inclinação de até 2,5%, ele permite uma velocidade máxima de 80 km/h. Para garantir a segurança dos motoristas, o túnel conta com áreas de iluminação especial, projetadas para evitar a fadiga durante a travessia.

2. WestConnex – Austrália

O WestConnex, localizado em Sydney, é o maior projeto rodoviário da Austrália. Com 33 km de autoestradas, dos quais 22 km são túneis, ele liga Homebush a Kingsgrove, atravessando bairros densamente povoados. A construção do WestConnex começou em 2016 e foi concluída em 2023, com um custo que inicialmente era de cerca de A$ 10 bilhões, mas que ultrapassou os A$ 45 bilhões ao longo do projeto.

O objetivo principal do WestConnex é aliviar o trânsito em Sydney, mas o projeto também gerou intensos debates políticos e sociais, recebendo críticas de moradores e ambientalistas devido aos impactos urbanos e aos altos pedágios. Apesar das controvérsias, o WestConnex é considerado fundamental para a modernização da infraestrutura da cidade.

3. Yamate Tunnel – Japão

O Yamate Tunnel, em Tóquio, é o maior túnel do Japão, com 18,2 km de extensão. Ele faz parte da rota circular C2 do Shuto Expressway e sua construção se estendeu de 1992 a 2015. O túnel é composto por dois tubos, cada um com duas pistas, totalizando quatro faixas de tráfego. Situado a cerca de 30 metros de profundidade, o limite de velocidade é de 60 km/h, e os pedágios variam entre ¥530 e ¥930 para carros.

Originalmente planejado como uma via elevada nos anos 1970, o projeto foi convertido em túnel nos anos 1990 após protestos ambientais. Hoje, o Yamate Tunnel é essencial para o tráfego metropolitano de Tóquio, combinando eficiência viária com menor impacto urbano.

4. Zhongnanshan Tunnel – China

O Zhongnanshan Tunnel, localizado nas Montanhas Qinling, na província de Shaanxi, é um dos maiores da China, com 18,04 km de extensão. Parte da expressway G65, ele conecta as cidades de Xi’an e Shangluo, facilitando o transporte em uma região antes limitada pelas barreiras naturais do maciço montanhoso. Sua construção ocorreu entre 2002 e 2007 e resultou em dois túneis paralelos, cada um com duas faixas de tráfego e limite de velocidade de 80 km/h.

A altitude do túnel varia entre 896 m e 1.026 m, o que reforça a complexidade da obra, projetada para integrar o norte e o sul do país e melhorar significativamente a mobilidade na região.

5. Jinpingshan Tunnel – China

Próximo à Represa Jinping, na província de Sichuan, o Jinpingshan Tunnel possui 17,5 km de extensão. Construído para garantir acesso direto à represa e às usinas hidrelétricas da região, o túnel tem circulação restrita a veículos autorizados, não sendo aberto ao tráfego comum. Mais do que sua grandiosidade, ele se destaca por integrar um complexo de obras energéticas de enorme relevância, conectando à barragem mais alta do planeta, fundamental para a geração de energia na China.

6. Gotthard Road Tunnel – Suíça

O Gotthard Road Tunnel, localizado nos Alpes Suíços, conecta as cidades de Göschenen a Airolo, passando sob o Passo de São Gotardo. Com 16,9 km de extensão, sua construção ocorreu entre 1970 e 1980, resultando em um único tubo bidirecional com duas faixas de tráfego. O limite de velocidade é de 80 km/h, e cerca de 17 mil veículos utilizam o túnel diariamente.

Quando foi inaugurado, em 1980, era o maior túnel rodoviário do mundo. Atualmente, mantém-se como uma infraestrutura essencial para o transporte entre o norte e o sul da Suíça, garantindo passagem segura mesmo durante os períodos em que o passo alpino permanece fechado pelo rigoroso inverno.

7. Tiantaishan Tunnel – China

O Tiantaishan Tunnel, com 15,56 km de extensão, está localizado na província de Shaanxi, na China. Ele integra a Baoping Expressway e se destaca pelo uso de tecnologia de ponta. Com estrutura de dupla galeria e seis faixas de tráfego, foi construído em condições extremas, enfrentando frio intenso e uma geologia complexa.

Entre suas inovações, o Tiantaishan conta com um sistema inteligente de controle de iluminação, que garante maior eficiência e segurança para os motoristas. Além de cumprir sua função viária, o Tiantaishan demonstra ser um exemplo de supertúnel moderno, refletindo o investimento da China em inovação e na melhoria da infraestrutura.

Conclusão

Os túneis do mundo são mais do que simples passagens subterrâneas; eles são símbolos de progresso e inovação. Cada um dos sete túneis que exploramos neste artigo desempenha um papel crucial na mobilidade e na economia de suas respectivas regiões. Desde o Túnel de Lærdal na Noruega até o Tiantaishan na China, essas obras-primas da engenharia não apenas conectam lugares, mas também transformam a vida das pessoas que dependem delas diariamente.

Se você ficou curioso sobre mais detalhes sobre esses túneis e suas construções, recomendo que confira a fonte de referência: Olhar Digital.

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias