Receitas práticas para o sábado: 6 opções saborosas e fáceis
O sábado é um dia especial, não é mesmo? É o momento perfeito para reunir a família e os amigos, relaxar e, claro, saborear uma boa comida. Mas, muitas vezes, a correria do dia a dia nos impede de preparar pratos elaborados. Pensando nisso, eu trouxe para você seis receitas práticas para o sábado que são não apenas fáceis de fazer, mas também deliciosas. Vamos juntos explorar essas opções que vão deixar todos com água na boca!
1. Macarrão com molho três queijos
Começamos com um clássico que nunca sai de moda: o macarrão com molho três queijos. Essa receita é perfeita para quem ama um prato cremoso e saboroso. Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo!
Ingredientes:
- 500 g de macarrão espaguete
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 200 g de requeijão cremoso
- 1 colher de sopa de queijo muçarela ralado
- 250 g de creme de leite
- 1 xícara de chá de leite
- Sal a gosto
- Água
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque água e sal e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o espaguete e cozinhe até ficar al dente. Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga em fogo médio e adicione o queijo parmesão, a muçarela e o requeijão. Misture até obter uma consistência homogênea. Por último, adicione o leite, o sal e o creme de leite, mexendo bem. Ferva por 5 minutos e desligue. Despeje o molho sobre o macarrão e sirva imediatamente. Dica: decore com folhas de manjericão!
2. Filé de frango com creme de milho-verde
Outra receita que é um verdadeiro sucesso é o filé de frango com creme de milho-verde. É uma opção leve e cheia de sabor, ideal para o almoço de sábado.
Ingredientes:
- 1 kg de filé de frango
- 395 g de milho-verde
- 250 ml de leite
- 200 g de requeijão cremoso
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite os filés até dourarem. Reserve. No liquidificador, bata o milho, o requeijão e o leite até ficar homogêneo. Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione o creme de milho e cozinhe por 5 minutos. Sirva o filé de frango com o molho por cima.
3. Arroz de forno cremoso
O arroz de forno é uma ótima maneira de aproveitar sobras e ainda fazer um prato delicioso. Essa receita é fácil e agrada a todos!
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de arroz branco cozido
- 1 xícara de chá de frango cozido e desfiado
- 1/2 xícara de chá de milho-verde
- 1/2 xícara de chá de ervilha
- 1/2 xícara de chá de requeijão cremoso
- 1/2 xícara de chá de creme de leite
- 1 xícara de chá de queijo muçarela ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Queijo ralado para gratinar
- Azeite de oliva para untar
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o arroz cozido com o frango desfiado, o milho, a ervilha, o requeijão e o creme de leite. Tempere com sal e pimenta. Adicione o queijo muçarela e misture bem. Transfira para um refratário untado com azeite, cubra com queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200 °C até gratinar. Sirva quente!
4. Batata gratinada
Quem resiste a uma batata gratinada? Essa receita é perfeita para acompanhar carnes ou até mesmo ser servida como prato principal.
Ingredientes:
- 1 kg de batata descascada e cortada em rodelas
- 250 g de creme de leite
- 200 g de requeijão cremoso
- 1/2 xícara de chá de leite
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de chá de salsinha picada
- Sal e orégano a gosto
- 300 g de queijo muçarela fatiado
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas em água até amolecer levemente. Em outra panela, derreta a manteiga e adicione o requeijão, o leite e o creme de leite. Tempere com sal, orégano e salsinha. Em uma assadeira untada, faça camadas de batatas e creme, finalizando com batatas. Cubra com queijo muçarela e leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva quente!
5. Peixe assado com castanhas
Para quem gosta de frutos do mar, o peixe assado com castanhas é uma escolha leve e sofisticada. Vamos à receita!
Ingredientes:
- 150 g de filé de peixe-branco
- Suco de 1/2 limão-siciliano
- 40 g de castanha-do-pará moída
- 40 g de xerém de castanha-de-caju
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva para untar
Modo de preparo:
Tempere o peixe com sal, pimenta e suco de limão. Deixe marinar por 20 minutos. Em um prato, misture as castanhas. Empane os filés de peixe nas castanhas e coloque em uma assadeira untada com azeite. Asse em forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos. Sirva quente!
6. Carne de panela com mandioca
Por último, mas não menos importante, temos a carne de panela com mandioca. Um prato reconfortante que é perfeito para o sábado.
Ingredientes:
- 500 g de acém cortado em cubos
- 300 g de mandioca descascada e cortada em cubos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione a carne e doure. Junte a mandioca e refogue por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta, cubra com água e cozinhe por 30 minutos após pegar pressão. Polvilhe com cheiro-verde e sirva quente.
Conclusão
Essas receitas práticas para o sábado são ideais para quem deseja aproveitar o dia com sabor e praticidade. Com opções que vão desde massas até carnes e peixes, você pode agradar a todos os paladares. Espero que tenha gostado das sugestões e que elas façam parte do seu próximo almoço de sábado. Bom apetite!
Para mais receitas deliciosas, confira a fonte de referência: Terra.

Analista de sistemas por profissão e escritor por paixão, tenho encontrado no mundo das letras um espaço para expressar minhas reflexões e compartilhar conhecimentos. Além da tecnologia, sou um ávido leitor, sempre em busca de novas histórias que ampliem minha visão de mundo e enriqueçam minha experiência pessoal. Meus hobbies incluem viajar e explorar diferentes culturas e paisagens, encontrando na natureza uma fonte inesgotável de inspiração e renovação. Através de minhas escritas, busco conectar ideias, pessoas e lugares, tecendo uma teia de entendimentos que transcende as fronteiras do convencional.